Prospeto e Senac – Parceria no 2º mutirão de empregos em Divinópolis

Metodologia DISC

 

O modelo conceitual que sustenta o APRI (Análise de Percepção e Reação Individual) tem suas origens nas formulações do psicólogo americano William Moulton Marston , publicadas em seu livro Emotions of Normal People em 1928. Seus conceitos visavam, originalmente, compreender e sistematizar modelos de interação entre os indivíduos e seus ambientes. Duas proposições são básicas em sua obra: uma é biossocial, destacando a interdependência das emoções, ações e ambientes. A segunda se refere aos diferentes mecanismos utilizados pelas pessoas em sua busca pelo prazer e harmonia, e consequente afastamento da dor, hostilidade e desprazer. Os fatores comportamentais representam, nesse contexto, modalidades básicas de reação comportamental a partir da percepção (mais hostil ou amigável) que o sujeito tenha de seu ambiente.

Suas formulações deram origem ao DISC.

DOMINÂNCIA P1: Iniciativa, audácia, assertivo, focado em resultados, etc.

INFLUÊNCIA P1: Persuasivo, articulado, emotividade, focado em pessoas, etc.

ESTABILIDADE P1: Consistente, organizado, persistente, amável, paciente, etc.

CONFORMIDADE P1: Autodisciplinado, precisão, detalhista, lógico, cuidadoso, etc.

 

DOMINÂNCIA P2: Diplomático, cauteloso, não confrontação reserva, etc.

INFLUÊNCIA P2: Seriedade, factualidade, reflexão, formalidade, etc.

ESTABILIDADE P2: Atividade, inquietação, flexibilidade animação, etc.

CONFORMIDADE P2: Obstinação, espírito de aventura, coragem, irreverência, etc.

×

A definição do nome PROSPETO traça claramente a finalidade e o compromisso de trabalho da empresa junto aos seus clientes.

“Ato de ver de frente; aspecto; vista; programa ou escrito que dá o plano de uma obra ou trás a descrição de estabelecimento, negócio etc; plano; traçado; ação de planejar; sondagem.”

×
EDPC (Estrutura Desejável da Percepção do Cargo)

 

O EDPC proporciona às empresas a identificação e compreensão da estrutura de percepção mais adequada para cada cargo na Organização. Essa identificação é realizada com a participação efetiva de todos os gestores, gerando consciência coletiva da diversidade necessária para o bom desempenho de uma empresa.

×

O estudo realizado na construção do mecanismo de validação que gera a inconsistência, está sustentado em 22 anos de estudo do conceito DISC por uma equipe multidisciplinar e a aplicação do formulário em mais de 200.000 pessoas. Destas aplicações, foram realizadas devolutivas individuais com mais de 10.000 pessoas, entre a idade de 16 a 65 anos, com escolaridade que vai desde o 1º grau completo até o curso superior, incluindo pós-graduação e mestrado.

Estas 10.000 pessoas foram escolhidas dentro dos 26 estados brasileiros incluindo o distrito federal.

×