A escolha da futura profissão a principio está baseada na pressão familiar, na condição de mercado, na influência de amigos e nas condições sócio econômicas.
Geralmente a fazemos num período de nossa vida onde ainda não estamos maduros o suficiente para tomarmos decisões tão impactantes em nosso futuro pessoal e profissional.
Provavelmente em algum momento de nossa vida poderá haver duvida, mas isto não significa abandonar o que já fizemos e experimentamos ou construímos. Na realidade o profissional deverá perceber que qualquer especialização (graduação) deve ser vista como um conjunto de conhecimentos ou reconhecimentos que deverão ser utilizados e percebidos como instrumento para realização profissional do indivíduo, baseado na sua estrutura de ação.
O Processo de autodesenvolvimento pessoal e profissional foi criado para auxiliar as pessoas na construção ou projeção do futuro pessoal/profissional a partir de um alicerce já construído mais a identificação das características comportamentais do indivíduo, tornando-o consciente de sua estrutura de ação e permitindo maior clareza na busca do seu futuro.