A Prospeto Assessoria presta serviços de consultoria e assessoria em gestão de pessoas, atuando desde diretoria, gerência e colaboradores, maximizando os potenciais alocados nas organizações.
Os conhecimentos adquiridos ao longo de sua prática e experiência, permitem à Prospeto atender seus clientes de maneira pontual e eficaz, oferecendo técnicas e tecnologias avançadas, de realizações práticas e efetivas para gestão de pessoas, eventos e soluções empresariais, buscando atender às necessidades e anseios de cada organização e garantindo a eficácia nos resultados almejados.
A prospeto desenvolve processos em:
Consideramos clima como conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação, de envolvimento e de comprometimento dos empregados com a Organização, a função que ele ocupa e principalmente o seu relacionamento com a liderança.
A Prospeto disponibiliza um ambiente dinâmico de identificação do desejo da empresa, baseado em sua cultura, de quais são os perfis mais adequados no desempenho de cada função dentro da organização.
Este ambiente também oferece estudos de predominância tanto da função como de toda empresa, correlação função verso funcionário e a correlação gerencial.
Possibilita a verificação da correlação entre um profissional e o cargo da qual se deseja promovê-lo, verificando se há ou não compatibilidade antes de uma decisão final, evitando prováveis rupturas no clima organizacional.
Torna-se evidente nos dias de hoje, a necessidade de mudança de postura dos líderes em relação aos seus colaboradores.
Baseado nessa realidade, a PROSPETO possui programas específicos para auxiliar os líderes no desenvolvimento da percepção e práxis gerenciais.
A menos de vinte anos atrás, as empresas ocupavam 80% do tempo da liderança nos processos de controle, hoje este controle se tornou mais fácil a sua realização através dos sistemas informatizados. Porém muitas das vezes os dados tabulados não reflete a realidade, por quê?
Porque quem faz a inserção dos dados são as pessoas, e se estas não tiverem um processo adequado de liderança, existe a possibilidade das mesmas errarem nessa inserção, seja pela não compreensão ou desmotivação.
Cabe à empresa produzir situações que proporcione o desenvolvimento dos lideres atuais com conteúdos estratégicos de liderança, como lideres educadores que consigam aprender e aplicar a gestão de desempenho, mas também criar ambiente no desenvolvimento de futuros sucessores.
A equipe só se torna realidade quando cada componente se percebe e percebe o “outro” em relação às condições favoráveis para determinada função ou ação dentro de uma organização. Como finalidade, deve integrar todas essas potencialidades na busca de melhores resultados, para a empresa e seus agregados.
A Prospeto aborda o processo de formação e integração de equipe de forma holística, observando tanto as competências técnicas e de formação, mas também a questão dos relacionamentos, criando ambiente favorável ao aprimoramento da capacidade das pessoas de estabelecer relações intra e interpessoais.
Esta questão é fundamental para que o mesmo seja um elemento participativo desta equipe, enriquecendo tanto a sua condição pessoal como a produção de resultados eficazes para empresa.
Através de processos de autodesenvolvimento e reconhecimento da diversidade comportamental existente dentro do ambiente de trabalho, abre-se a possibilidade de aprimorar a competência de saber ouvir, argumentar e contra argumentar, abrindo espaço para criatividade e a interação e integração continua.
O processo de venda a cada dia que passa torna-se mais dinâmico com abordagens eficazes de marketing, geomarketing e logística. Porém todas estas tecnologias serão suscetíveis à relação interpessoal empresa/gerente, gerente/vendedor e vendedor/cliente. Qual é o grau de importância que as empresa dão a estas relações?
Cada empresa tem produto, metodologias e mercado diferentes, assim sendo os perfis dos vendedores também serão diferentes para que se adequem a cada uma destas necessidades.
Importante que a direção da empresa e sua liderança tenham condição de construir e entender a sua real necessidade através de ferramenta que traduza de maneira clara o perfil ideal para cada tipo de venda, o processo motivacional desta equipe.
O processo sucessório das empresas deveria acontecer de forma natural, tendo como base a família. O desejo do criador de uma empresa sempre foi encontrar dentro da família, um elemento que possa dar continuidade ao seu trabalho, com os mesmos parâmentos que ele sempre utilizou e acreditou estar certo.
Porém, esse procedimento alguma das vezes não se traduz em realidade, gerando atritos e muitas vezes a não continuidade da organização.
Muito das vezes dentro do processo sucessório, utiliza-se critérios somente técnicos ou de formação, ou simplesmente a subjetividade de sentimentos com empatia.
Os processos sucessórios devem ser encarados de forma mais profunda, buscando avaliar valores com: grau de parentesco, o status desta relação, o quando o futuro sucessor reconhece a importância desta condição tanto para ele como par organização, e principalmente a identificação de seu perfile qual será sua principal área de atuação.
Este processo tem por finalidade reorganizar os processos cerebrais através de técnicas desenvolvidas na contextualização de um profundo estudo da Neurobiologia e o processamento das informações pelo cérebro e suas implicações, PNL (Programação Neolinguística). Agregado a outras técnicas desenvolvidas derivada da aplicação do conceito DISC através do instrumento APRI (Analise de Percepção e Reação Individual) foram aplicados e validados em mais de 10.000 pessoas, proporcionando a Prospeto Assessoria desenvolver comandos cerebrais exclusivos no que se refere a potencialização da comunicação e motivação individuais.
Este processo tem como base a expressão Fragmentação, ou seja; o desmembramento de todas as experiências de vidas, valores, conhecimentos e habilidades adquiridos na história de vida da pessoa. O processo atua no sentido de organizá-las de maneira linear, potencializando os resultados desejados tanto na vida pessoal quanto na profissional e empresarial.
PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)
O PDI tem como finalidade identificar as expectativas pessoais e fragmentando os arquivos cerebrais correlacionados, organizando-os de maneira linear com o intuito de produzir um fluxo constante de automotivação.
PDI (Plano de Desenvolvimento Individual+ Carreira)
O PDI tem como finalidade identificar as expectativas da Carreira Profissional e fragmentando os arquivos cerebrais correlacionados, organizando-os de maneira linear com o intuito de produzir um fluxo constante e consciente de seu papel no mercado de trabalho e o impacto de suas ações tanto na sua vida profissional quanto na sua vida pessoal.
Resultados após o processo de Mentoria:
– Construção da consciência interna dos padrões já estabelecidos no processo cerebral, identificando quais estão dimensionados de maneira adequada e quais precisam ser redimensionados, gerando diminuição do custo de energia e tempo, produzindo maior assertividade dos resultados, evitando o retrabalho tanto a nível pessoal como profissional.
– Alinhar e desenvolver percepção que gerem uma maior consciência da diversidade nas relações humanas, como relacionar com esta diversidade, contribuindo para uma ampliação da sinergia e diminuição de ruídos da comunicação nas relações pessoais e profissionais.
– Diminuição do custo emocional gerando benefícios como a neutralização do stress e diminuição das ansiedades.
DEPOIMENTOS DE QUEM JÁ REALIZOU O PROCESSO
“Tive o privilégio de realizar um APRI / DISC, pela Prospeto. Achei incrível como a análise estrutural conseguiu detectar meu perfil e também como eu estava me sentindo naquele momento. Foi uma experiência muito boa, muito importante para o meu autoconhecimento! Depois de me reunir algumas vezes com o José Gordiano , aprendi também a trabalhar com a “folha rachada”, uma ferramenta muito interessante que me ajudou na reflexão e esclarecimento de determinadas situações que exigem tomadas de decisão e que geram angústia e ansiedade. Com certeza foi uma oportunidade muito enriquecedora e acredito que, daqui pra frente terá bastante influência na minha postura e no meu modo de enfrentar os desafios da vida.”
Glaucia G. Basso Frazzato (Coordenadora de Pesquisa Clínica, Braile Biomédica), São José do Rio Preto/MG
“Prezado Gordiano para o seu conhecimento e controle, a cerca de duas semanas fizemos a nossa primeira conversa com relação às práticas e mais particularmente com relação à prática da “folha rachada” e o que eu tenho a te relatar é que eu percebo claramente que a prática da “folha rachada” está se incorporando ao meu dia a dia pois eu frequentemente me pego lembrando e praticando em relação as coisas que eu vou fazer… Inicialmente parecia ser um pouco forçado mas gradualmente eu vou não só me acostumando mas também sentindo necessidade e até gostando de tal prática… mais uma vez eu agradeço pela atenção e por me conceder a aprendizagem de uma prática tão importante para o meu reequilíbrio!
José Job B. Mundim, Diretor da JJbm Capacitação e Suporte em Inovação e Sustentabilidade, Unaí /MG.
O GDE foi desenvolvido com o intuito de contribuir na evolução do conceito democrático do processo ensino/aprendizagem dentro das escolas e entendemos que democracia, no seu principio básico é uma fórmula eficaz de mediar conflitos.
Sem sombra de duvida, as atitudes, os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do gestor da educação são importantes, mas também é preciso perceber que as pessoas a serem ensinadas devem ser reconhecidas dentro das diversidades de canais de comunicação e motivação para o aprendizado.
O GDE através do APRI (Análise de Percepção e Reação Individual) oferece a possibilidade de desenvolvimento das habilidades de todas as pessoas envolvidas no processo de ensino/aprendizagem na sua escola, quanto à prática de aperfeiçoamento da comunicação intra e interpessoal.
Paulo Freire foi profundamente contundente em uma das suas frases “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
O GDE oferece uma gama de informações aos gestores no desenvolvimento de habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, assim como qualificar as prováveis causas da dispersão do compromisso de aprendizagem dos alunos.
Para obter a tão sonhada escola democrática, o gestor deve estar ciente que a qualidade da escola é global e está diretamente ligada à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. Ter habilidades, competências e ferramentas técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo e conflitos, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade do processo ensino/aprendizagem.
O APRI (Análise de Percepção e Reação Individual) é um instrumento resultante de 22 anos de estudo do conceito DISC. Este processo de desenvolvimento ultrapassou a marca de dez mil validações individuais dos relatórios resultantes do preenchimento do APRI. Estas validações são feitas através das devolutivas realizadas por pessoas e empresas que utilizam o APRI contribuindo para a constante evolução do instrumento, na busca da melhor compreensão das relações interpessoais.
Conteúdo programático:
-Evolução histórica da necessidade da compreensão do comportamento humano.
-O que é conceito DISC.
-O contraponto entre o conceito DISC e o conceito behaviorista.
-Fundamentação do instrumento APRI/DISC através das teorias de PIAGET e ERICK ERIKSON.
-Desenvolvimento na habilidade para realização de devolutiva das informações geradas pelo DISC.
-Desenvolvimento no domínio da plataforma Web no gerenciamento das informações geradas pelo APRI e o EDPC (Estrutura Desejável de Percepção do Cargo).
Avaliar e desenvolver aspectos como:
-Potencial humano existente na empresa – Asset Management
-O grau de compatibilidade das pessoas em seu ambiente de trabalho
-O grau de compatibilidade entre o gerente e demais lideres da equipe
-A necessidade de treinamento e como desenvolver o mesmo
-Processo de Coaching empresarial ou individual
-Desenvolver programa de integração
-Possíveis situações de Stress e/ou dissonância com o trabalho
-O desempenho sob pressão
-Diminuição do Absenteísmo
-Diminuição do Turnover
-Futuros processos de Recrutamento e Seleção internos ou externos