O GDE foi desenvolvido com o intuito de contribuir na evolução do conceito democrático do processo ensino/aprendizagem dentro das escolas e entendemos que democracia, no seu principio básico é uma fórmula eficaz de mediar conflitos.
Sem sombra de duvida, as atitudes, os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do gestor da educação são importantes, mas também é preciso perceber que as pessoas a serem ensinadas devem ser reconhecidas dentro das diversidades de canais de comunicação e motivação para o aprendizado.
O GDE através do APRI (Análise de Percepção e Reação Individual) oferece a possibilidade de desenvolvimento das habilidades de todas as pessoas envolvidas no processo de ensino/aprendizagem na sua escola, quanto à prática de aperfeiçoamento da comunicação intra e interpessoal.
Paulo Freire foi profundamente contundente em uma das suas frases “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
O GDE oferece uma gama de informações aos gestores no desenvolvimento de habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, assim como qualificar as prováveis causas da dispersão do compromisso de aprendizagem dos alunos.
Para obter a tão sonhada escola democrática, o gestor deve estar ciente que a qualidade da escola é global e está diretamente ligada à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. Ter habilidades, competências e ferramentas técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo e conflitos, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade do processo ensino/aprendizagem.